Ludolf Brothers 2011

Ludolf Brothers 2011

keep fit MTB

keep fit MTB
keep fit 2b fast

terça-feira, 3 de maio de 2011

www.keepfitmtb.com

Porque a KeepFit Estuda o Downhill

03 de maio de 2011

Foto: Lucas Marri no Brasileiro de DH 2009

O Mountain Bike Downhill (DH) é uma modalidade de alta exigência física. Seja pela intensidade do esforço de uma descida contra o relógio ou pelo esforço despendido durante a semana da competição, o atleta deve ter diversas capacidades físicas muito bem treinadas.

Para otimizar o desenvolvimento das capacidades físicas específicas do DH, é necessário avaliar, planejar e acompanhar o treinamento dos atletas. Além disso, outras intervenções como planejamento nutricional, tratamento de desequilíbrios musculares e de lesões, e dicas para acelerar os processos de recuperação podem ajudar

Características da Prova:

Em geral as provas de DH duram entre 2,5 e 5minutos. Por se tratar de uma competição contra o tempo, os atletas não poupam esforços para cumprir a pista no menor tempo possível.

No estudo “Intensidade do Esforço no Mountain Bike Downhill”, a média de freqüência cardíaca de 10 atletas de elite do campeonato mineiro foi de 96% da máxima. A pista onde o estudo foi realizado está localizada em Itabirito, local onde provas do ranking UCI são realizadas. A pista tinha a duração média de 2min. e 50s, nível técnico não muito elevado e muitos trechos de pedal.

Imagem: Campeonato Brasileiro 2009 em Balneário Camboriú. Comportamento da freqüência cardíaca durante a prova indica a alta intensidade de esforço físico

No estudo de Hurst, H., & Atkins, S., (2005), “Power output of field-based downhill mountain biking” a média foi de 168±9 bpm, com períodos médios de pedal de 5s. Os autores reforçaram a importância de uma boa técnica de pilotagem, para se conseguir bons resultados.

Na verdade não podemos dizer que a técnica é mais importante do que o preparo físico. Se pegarmos dois atletas de World Cup, com o mesmo nível técnico, numa pista longa e de alta exigência física, poderemos afirmar que aquele que possuir o melhor preparo físico terá mais chance de vencer.

Numa outra hipótese, entre dois atletas de mesmo nível técnico e físico, quem venceria? Eu diria que venceria aquele com melhor controle emocional, ou seja, melhor preparo psicológico.

Como piloto e treinador eu diria que a combinação perfeita entre preparo físico, técnico, psicológico e tático é individual. Cada um necessita de doses diferentes de cada fator, cada um possui deficiências e virtudes atléticas diferentes, e ainda é preciso controlar outros fatores como regulagem da bicicleta, tipo correto de pneu, etc.

CURIOSIDADE: No estudo “Intensidade do Esforço no Mountain Bike Downhill” a média de concentração sanguínea de lactato foi de 14mM, uma concentração bem alta, que indica a altíssima intensidade de esforço despendida. Para se ter uma idéia, em testes de admissão para times de futebol, os jogadores devem correr a 12km/h, por um determinado período, mantendo a concentração sanguínea de lactato próxima de 4mM. Será que a prova de DH é mais intensa do que correr a 12km/h?

Características da Semana da Prova:

Tradicionalmente as competições de DH começam na quinta-feira com o reconhecimento de pista, e terminam no domingo com a grande final. Neste período de 4 dias, muitos atletas realizam inúmeras descidas diariamente.

Descidas de alta intensidade, e ainda em grande quantidade, podem representar uma carga de treinamento muito elevada. Se isso ocorrer, o atleta chegará cansado no dia da prova e não conseguirá atingir o resultado esperado.

É claro que existem maneiras de se fazer descidas mais leves (com menor esforço físico), mas dependendo do nível técnico da pista, o esforço sempre será intenso e haverá desgaste físico.

Para atingir resultados satisfatórios, além de estar física e tecnicamente bem treinado, o atleta deverá planejar bem a quantidade e a qualidade das descidas, e estar descansado, bem nutrido e hidratado, no dia da prova. Isso tudo faz parte do planejamento tático na semana da prova.

O objetivo do site KeepFit é dar suporte a treinadores e atletas de DH, com informação de qualidade. Desta forma, acreditamos que os atletas possam evitar lesões, overtraining, perda tempo e energia com treinamentos inadequados, e passem a buscar melhores resultados.

Bons treinos!

Autor: João Marri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja+no arquivo do blog no topo dir da pág/Search the blog archive at the top right of the page

...



Visitantes: Indique o blog à um amigo

free counters