Ludolf Brothers 2011

Ludolf Brothers 2011

keep fit MTB

keep fit MTB
keep fit 2b fast

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Keep FIT MTB apresenta: Biomecânica – Guidão Pequeno x Guidão XL

Maiores informações no www.keepfitmtb.com

Biomecânica – Guidão Pequeno x Guidão XL


A exigência de membros superiores durante a prática do downhill se divide, basicamente, em três formas: Empurradas(1) e Puxadas (2), que são as movimentações para ganho de velocidade somente com o “jogo de corpo” sobre “rollers” e outros obstáculos(técnicas do BMX e PUMP TRACK), e Posição de Absorção (3), que é trabalho realizado pelo atleta durante passagens em “rock gardens” e recepções de saltos. Neste caso os braços do piloto funcionam como um amortecedor, absorvendo os impactos.
Este artigo trata da ação muscular nas Empurradas e na Posição de Absorção,que exigem contrações(concêntricas e excêntricas, respectivamente) dos mesmos grupos musculares. As Puxadas já são resultantes da ação de outros grupos musculares, que não serão tratados abaixo. Este conhecimento poderá lhe ser útil no treinamento em geral, mas em especial no treinamento de força na musculação e no treinamento funcional (Veja também o artigo do link:http://www.keepfitmtb.com/news/mtb-dh/qual-o-exercicios-mais-adequado/).
Agora sim, vamos ao que interessa:
Há poucos anos,  alguns pilotos passaram a competir as provas de downhill com guidões maiores do que os tradicionalmente usados.  A maioria dos atletas aderiu ao estilo “motocross” de pilotagem com uma pegada mais aberta. Quem marcou esta fase foi o australiano Sam Hill que introduziu uma técnica diferenciada e eficiente de pilotagem.

Sam Hill com guidão de pegada aberta.
Steve Peat utilizando uma pegada mais fechada.
Como piloto de DH, também aderi a tendência e tenho achado o posicionamento na bike mais eficiente em curvas. Nas passagens em trechos muito irregulares como “rock gardens”, sinto a bike mais estável.
A pegada aberta nos obriga a pilotar com o tórax mais próximo do guidão. Com o corpo mais baixo o centro de massa (centro de gravidade) do conjunto piloto-bicicleta, também fica mais baixo, oferecendo mais estabilidade.
Outro ponto positivo da pegada aberta é que ela também exige que posicionemos os cotovelos voltados para as laterais e não para trás. O posicionamento pegada aberta e com cotovelos voltados para as laterais exige mais de um grande músculo que é a porção esternal do peitoral maior. Com maior massa muscular, esse músculo tem maior potencial de gerar força e resistir à fadiga.
Veja a porção esternal do peitoral maior:
http://www.malhandocerto.com/exercicios/peitoral/
Por outro lado, a pegada fechada exige muito de um músculo do braço (tríceps braquial) e a pegada com cotovelos voltados para trás, além do tríceps, recruta muito a porção clavicular do peitoral maior (parte superior do peitoral) e a porção anterior do deltóide (músculo do ombro), que apresentam menor massa muscular e menor potencial de gerar força e resistir à fadiga do que a porção esternal do peitoral maior.
Devido a este motivo, conseguimos levantar mais peso em um exercício de supino reto com  pegada aberta do que um supino com pegada mais fechada (que se assemelha com pegada fechada em guidão) ou tríceps supinado (que se assemelha com pegada com cotovelos pra trás).
Veja o músculo deltóide em:
http://www.malhandocerto.com/exercicios/ombro/
Robert Sgarbi executando uma pegada fechada e com cotovelos voltados para trás.
Exercício supino pegada aberta:
http://www.malhandocerto.com/exercicios/peitoral/supino-reto-com-barra/
Exercício tríceps supinado:
http://www.malhandocerto.com/exercicios/braco/supino-pegada-fechada/
Obs: o site do link acima chamou o “triceps supinado” de “supino pegada fechada”. Para este artigo, considero o “supino pegada fechada” como uma variação do “supino pegada aberta” mas com as mãos um pouco mais próximas, se assemelhando à pegada fechada com cotovelos pra fora, no guidão.
Resumo dos músculos solicitados nas pegadas de guidão:
Aberta: Peitoral Maior (porção esternal. Tem função de aduzir horizontalmente o ombro), Deltóide Anterior e Tríceps braquial
Fechada: Peitoral Maior (porção esternal), Deltóide Anterior e Tríceps braquial (mais exigido do que na pegada anterior)
Cotovelos pra trás: Peitoral Maior (porção clavicular – menor potencial de gerar força. Tem função de flexionar o ombro), Deltóide Anterior e Tríceps braquial

Veja+no arquivo do blog no topo dir da pág/Search the blog archive at the top right of the page

...



Visitantes: Indique o blog à um amigo

free counters